Os “Cursos de Formação para Executivos”, promovidos pela Actual Training, têm por finalidade responder a necessidades específicas de formação na área da gestão.
São destinatários dos cursos, quadros actuais e futuros de empresas.
O participante deverá estar:
- Capacitado para estabelecer e avaliar variantes do projecto;
- Habilitado a implementar estratégias por via de projectos;
- Identificado com a gestão da mudança associada ao(s) projecto(s);
- Apto a planear, orçamentar e controlar o projecto;
- Capaz de utilizar as ferramentas informáticas de apoio à gestão do projecto, nomeadamente, o MS Project.
Alguns conhecimentos em Gestão.
(não existem exames)
Módulo 1: Introdução e Conceitos-Chave
Neste módulo abordam-se e debatem-se os participantes conceitos da gestão e da cultura de projectos.
1. Conceitos de projecto e de gestão de projectos
2. Implementação da gestão de projectos
3. Gestão da organização por projectos e cultura de projecto
4. Aproximação sistémica, integração de sistemas e abordagem por processos
5. Contexto do projecto e implementação estratégica
6. Ciclo de vida do projecto
7. Critérios e factores de sucesso e de insucesso de um projecto
8. Estratégia e implementação PPP
Módulo 2: Inovação e Mudança Associadas a Projectos
Tendo o projecto como atributo importante a inovação e como característica relevante a implementação de mudanças drásticas na organização, é indispensável que o gestor do projecto adopte estratégias e procedimentos adequados e garantes do sucesso destas vertentes. Assim, aborda-se neste módulo um conjunto de temas que asseguram a eficácia da gestão de projectos.
1. Criatividade e inovação em projectos
2. Elementos e conteúdo da mudança
3. Redução de resistências individuais e organizacionais à mudança
4. Metodologias da mudança
5. O desafio de gerir projectos em contexto de mudança
6. Comunicação, negociação e gestão de conflitos
Módulo 3: Contratação e Legislação
Neste módulo aborda-se a estratégia de contratação ou de aquisição e a preparação dos documentos contratuais conforme legislação em vigor.
1. Concepção e análise de contratos privados e públicos
2. Alterações contratuais, suplementos e reclamações
3. Fiscalização do cumprimento de contratos
4. Casos
Módulo 4: Viabilidade e Gestão Financeira
Neste módulo avalia-se a viabilidade de variantes ou alternativas.
1. Cashflow e rendibilidade: selecção de variantes
2. Financiamento
3. Aplicação prática
Módulo 5: Arranque do Projecto
Neste módulo aborda-se a fase preliminar e crucial para o sucesso do projecto e estabelecem-se as bases para uma boa execução.
1. Tarefas no arranque de um projecto
2. Clarificação do âmbito do projecto
3. Estruturação do trabalho: WBS (work breakdown structure)
4. Dimensionamento e caracterização dos pacotes de trabalho (work packages)
5. Plano de milestones
6. Organização do projecto: OBS (organization breakdown strutcure)
7. Recursos do projecto
8. Matriz de responsabilidades do projecto
9. Procedimentos de trabalho e de comunicação em projecto
10. Aplicação prática
Módulo 6: Gestão do Tempo
Neste módulo prepara-se o plano de realização considerando as necessidades e disponibilidades de recursos, as limitações temporais e outros constrangimentos internos e externos.
1. Estabelecimento das actividades e das respectivas precedências
2. Estimativa das durações das actividades e do esforço
3. Desenho da rede do projecto, cálculo das datas e folgas, identificação do(s) caminho(s) crítico(s)
4. Alocação de recursos, perfis de carga, nivelamento e diagramas de Gantt
5. Aplicações práticas
Módulo 7: Gestão do Custo e Controlo
Neste módulo quantificam-se os custos previsionais de cada elemento da WBS, analisam-se os desvios e as respectivas causas, estabelecem-se as tendências e avalia-se o progresso do projecto pela análise do earned value.
1. Orçamentação do projecto
2. Análise dos desvios de prazo e de custo
3. Análise de tendências e acções correctivas
4. Avaliação do desempenho
5. Aplicação prática (MS Project)
Módulo 8: Gestão dos Riscos
Neste módulo, depois de efectuada a análise, a identificação, a categorização e a quantificação dos riscos, estabelecem-se as medidas de resposta à globalidade dos riscos do projecto.
1. Identificação, classificação e quantificação dos riscos do projecto
2. Planeamento da redução dos riscos e plano de contingência
3. Controlo dos riscos
4.Aplicação prática
Módulo 9: Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde em Projectos
Sendo o gestor de projecto o mais responsável pela qualidade, preservação ambiental e da segurança, deve estar preparado para fazer cumprir os requisitos regulamentares e estabelecidos, planear e implementar medidas preventivas e as acções correctivas adequadas.
1. Normas e regulamentação
2. Sistema de gestão integrada da qualidade, ambiente, segurança e saúde em organizações por projecto
3. Plano da qualidade, ambiente e segurança do projecto
4. Aplicação prática
Módulo 10: Gestão da Equipa
Neste módulo aborda-se o processo de constituição da(s) equipa(s), as atribuições dos elementos e factores de desenvolvimento da melhoria do respectivo desempenho. Aborda-se, ainda, técnicas de liderança, estilos e metodologias de gestão de pessoas.
1. Constituição de equipas de alto desempenho
2. Papéis e atribuições dos elementos da equipa
3. Liderança e factores de desenvolvimento da melhoria do desempenho
4. Sistemas de incentivos e de avaliação do desempenho
5. Estilos e metodologias de gestão de pessoas
6. Desenvolvimento das pessoas
7. Estudo de casos
Módulo 11: Encerramento do Projecto
Neste módulo estabelece-se um eficaz sistema de encerramento através de dois processos: disponibilização do produto final e documentação formal do encerramento/fecho administrativo.
1. Processos de encerramento
2. Relatórios e outra documentação
3. Aplicação prática