650,00 € + IVA
Próxima data: 23/11/2026 · online · 14:00–17:30
Consultar as 6 datas
Este curso pode ser ministrado em exclusivo para a sua organização, nas suas instalações, nas nossas ou online, com o programa ajustado aos objetivos da equipa.
Como funciona a formação à medida para empresas
Solicitar proposta(não existem exames)
Módulo 1: Primeiros passos
Este módulo cobre o básico para começar com R, informações sobre a mecânica do curso e algumas demonstrações sobre a instalação de R. Esta seção cobre a história de R, examina os tipos de dados básicos em R e descreve as funções para leitura e escrever dados.
Instalar o R
Escrever código / Configurar seu diretório de trabalho
Introdução
Visão geral e história de R
Obter ajuda
Entrada e avaliação do console R
Tipos de dados
Objetos e atributos R
Vetores e Listas
Matrizes
Fatores
Valores ausentes
Quadros de dados
Atributo de nomes
Lendo
Dados tabulares
Tabelas grandes
Formatos de dados textuais
Conexões: interfaces para dados externos
Subsetting
Fundamentos
Listas
Matrizes
Correspondência parcial
Remover valores ausentes
Operações vetorizadas
Introdução ao “swirl”
Módulo 2: Programação com R
Neste módulo cobrimos tópicos importantes como estruturas e funções de controlo.
Estruturas de controlo
Introdução
IF-ELSE
Ciclos FOR
Ciclos WHILE
REPEAT, NEXT, BREAK
A primeira função R
Funções
Regras de escopo
“Symbol binding”
Regras de “scoping” em R
Regras e padrões de programação
Datas e horas
Módulo 3: Funções de LOOP e depuração
Este módulo cobre funções de LOOP e as ferramentas de depuração em R. Esses aspetos de R são úteis tanto para trabalho interativo quanto para escrever códigos mais longos e portanto, comuns na prática diária.
Funções de LOOP
lapply
apply
mapply
tapply
split
Ferramenta de depuração
Diagnosticando o problema
Ferramentas simples
Usando as ferramentas
Módulo 4: Simulação & Profiling
Este módulo aborda como simular dados em R, que servirá como base para fazer estudos de simulação. Também cobrimos o Profiler em R que permite recolher informações detalhadas sobre como as funções R estão a ser executadas e identificar “bottlenecks” que podem ser resolvidos. O Profiler é uma ferramenta fundamental para ajudar a otimizar programas. Finalmente, cobrimos a função str, muito útil em R.
A função str
Simulação
Gerar Números Aleatórios
Simular modelo linear
Amostragem Aleatória
R Profiler
Este curso pode ser ministrado em exclusivo para a sua organização, nas suas instalações, nas nossas ou online, com o programa ajustado aos objetivos da equipa.
Como funciona a formação à medida para empresas
Solicitar propostaPresencial02/12/2026 09:30–13:00
Online04/01/2027 14:00–17:30
Online22/03/2027 09:30–13:00
Online12/04/2027 09:30–13:00
Assistente Actual Training IA
Respostas automáticas sobre cursos e datas
Assistente com IA — pode conter imprecisões; confirme connosco o que for decisivo. As conversas são registadas para melhorar o serviço; não escreva dados pessoais — para isso use o formulário de contacto. Saiba mais na política de privacidade.